Monday, December 03, 2007

O Regresso do Lobo

É hoje. Depois de uma saída atribulada, para não dizer vergonhosa, da Rádio Comercial, o Lobo regressa ao seu habitat natural – à rádio.

Hoje a partir das 23:00 podemos finalmente voltar a ouvir o seu uivo a ecoar pelas ondas hertzianas, na Radar. E digo finalmente, porque 10 semanas é muito tempo para alguém como o António Sérgio ficar longe da sua alcateia.

O António Sérgio faz falta, faz mesmo muita falta. Principalmente para todos aqueles que cresceram a ouvir o “Rotações”, o "Rolls Rock", o "Som da Frente", o "Rei Lagarto e Outras Histórias" "ou o "O Grande Delta".

Musicalmente, António Sérgio é uma das minhas maiores referências. Felizmente tive o privilégio de ter passado madrugada após madrugada agarrado ao rádio a pilhas (e numa fase posterior os meus walkmans com rádio), deitado na cama, a ouvir as suas selecções musicais imaculadas e as suas palavras.

É que, como disse o Miguel Esteves Cardoso, a analogia que se possa fazer entre o António Sérgio e o John Peel só diverge no bom gosto mais requintado do Lobo.

O António Sérgio é o meu mestre e há muitos, muitos anos que lhe dedico o meu culto. Desde meados dos anos 80 que acompanhava assiduamente o “Som da Frente” e muita da minha formação musical, das minhas influências, do meu amor pela música, do meu desejo de procurar novas sonoridades ou dos meus gostos musicais se devem a ele e este programa.

No que toca a música, o Lobo levou-se a sítios onde nunca teria ido sozinho (pelo menos pela primeira vez), abriu-me os horizontes e mostrou-me novos mundos.

Agora, esta será mais uma etapa na vida do Lobo, que já tem um longo percurso com muitos caminhos percorridos (e também algumas feridas) nesta contenda pela sobrevivência. Pela sobrevivência do programa de autor, em detrimento dos programas de massas.

Tudo começou em 1977 na Rádio Renascença com o programa "Rotação", depois seguiu-se RDP – Canal 4 (actual Rádio Comercial) com o "Rolls Rock" e posteriormente com o mítico “Som da Frente” que esteve no ar entre 1982 e 1993. Em 1993 António Sérgio ingressa num dos melhores projectos da rádio portuguesa de sempre - a XFM -, mas acaba por voltar à Comercial em 1997 após o fecho desta.

Na Media Capital Rádios desde 1997, a “Hora do Lobo”, inicialmente na Rádio Comercial, passa para a Best Rock FM e, posteriormente, para a Rádio Comercial novamente. O seu último programa na Rádio Comercial intitulou-se “Nas Horas” e acabou num minuto.

Num mundo onde a rádio é cada vez mais cativa das audiências, das playlists, dos Top’s, o António Sérgio vai provavelmente para o único local onde ainda será possível ser minimamente livre. Livre de pensar, livre de ter opinião e livre de partilhar a sua música com quem o ouve. O programa chama-se Viriato 25 e vai ser emitido na rádio Radar, de segunda a sexta entre as 23:00 e a 01:00.

Agora começo a perceber os senhores da Rádio Comercial - Onde pasta a carneirada é perigoso ter um lobo.

Bem-vindo de volta à alcateia, António Sérgio.



Emissão Online da Radar



P.S.: E hoje lá estarei. Desta vez já não será em frente da aparelhagem, agarrado ao rádio a pilhas, com os walkman nos ouvidos ou no rádio do carro, mas em frente ao computador a ouvir a emissão online da Radar.

No comments:

Post a Comment