Monday, November 02, 2009

Chegou a hora do lobo


António Sérgio
1950-2009





O lobo chegou ao fim do seu caminho. António Sérgio faleceu hoje de madrugada aos 59 anos de idade e ao fim de mais de 40 anos dedicados à radio e à música. Partiu sem se despedir e deixou-nos a nós, fiéis membros da sua alcateia, órfãos da sua música e das suas palavras.

A partir de hoje o uivo do lobo deixará de ecoar pelas ondas hertzianas e ficará para sempre o silêncio, o silêncio de quem eu acompanhava desde os meus 13 anos de idade e que me abriu os ouvidos e a mente e me levou a caminhos musicais nunca antes trilhados por mim.

A saga do lobo começou em 1977 com o programa “Rotação”. Depois, vieram o “Rolls Rock”, “Lança-Chamas”, “O Grande Delta” e, mais recentemente, “A Hora do Lobo” ou “Viriato 25”, mas foi com o “Som da Frente”, nos início da década de 80 do século passado, que eu descobri o mestre António Sérgio e me juntei à sua alcateia. Foi há 23 anos que agarrado a um pequeno rádio a pilhas, entrei pela primeira vez no território do lobo e que por lá fiquei, até hoje.

Infelizmente, tudo isso hoje acabou. Hoje terminaram para sempre as longas noites de vigília acordado, repletas de culto e de veneração a ouvir o meu mestre.

Mas uma coisa hoje não morreu - tudo aquilo que ele me deu, me ensinou e me deixou. Isso, ficará comigo para sempre e só morrerá no dia em que eu, também eu, fechar os olhos.

A ele devo toda a paixão incondicional que tenho pela música. A ele devo muito do homem que sou hoje. E só lamento, nunca o ter podido dizer-lhe pessoalmente, palavra por palavra, tudo o que ele representou, representa e representará para mim e, que hoje, debito soluçada mente nestas linhas.

É que o António Sérgio, mais do que um enorme profissional, também foi um homem lobo que lutou com tudo, de garras afiadas e dentes aguçados pelos seus ideais, pela sua música, pelos seus seguidores.

Por tudo isto e muito mais, obrigado António Sérgio, obrigado por tudo. Sem ti, nada teria sido igual. Nunca te esquecerei.

E agora? O que será de nós sem ti?

RIP Lobo

1 comment:

  1. Uma bonita homenagem ao homem que ensinou muita a gente a gostar de boa música.

    ReplyDelete